Avaliação de Pérolas

Pérolas, Substâncias orgânicas

A pérolas é uma substancia orgânica porque resulta da atividade fisiológica de um ser vivo. De todos as substancias orgânicas (copal; âmbar; jarina; marfim; osso; tartaruga; chifre; coral; madrepérola; concha e pérola) a pérola natural é das substancias naturais a mais procurada pelo consumidor e a que maior valor comercial atinge, devido à sua escassez .
Desde há milénios que a pérola ocupa um lugar de destaque no mundo da Joalharia. O seu elevado valor moveram até ações militares como a tomada do  estreito de "Ormuz" por Afonso de Albuquerque no séc. XVI tendo se assim tornado uma passagem privilegiada das rotas das pérolas do Golfo Pérsico, que ainda hoje é uma região de pérolas naturais. Em cada 10 mil ostras, é possível ter a sorte de encontrar uma única pérola natural.
Hoje em dia, a maioria são pérolas de cultura. Um pequena núcleo é implantado numa ostra, para que seja gradualmente revestido por camadas de  “nácar” que constroem para criar uma pérola brilhante.
As pérolas são uma gema orgânica e nascem das ostras, um molusco, corpo animal macio, com um exterior casca dura. A maioria das pessoas conhecem estes animais como ” Ostras “. Existem vários tipos de pérolas e todas elas são classificadas do seguinte modo relativamente à espessura do nácar. A+, A, A-, B+ até ao D ou E (pouco comuns).

Tamanhos pérola média (diâmetro):
Akoya: 6-8mm
Freshwater: 5-6.5mm
South Sea: 11-13mm
Tahitian: 11-12mm
Keshi: 4-10mm

Há cinco critérios básicos utilizados para avaliar os tipos de pérolas:

1. Lustre das Pérolas

O lustre descreve a beleza da luz reflectida na superfície da pérola e simultaneamente, refractada do interior da pérola de nácar. O lustre da pérola tem uma descendência moderada, em oposição ao brilho reluzente de um diamante, e é o factor mais importante na determinação da qualidade de uma pérola pois tem  grande impacto no seu valor.
Pérolas, lustre e brilho

2. Tamanho das Pérolas

O tamanho é um critério a ter em conta na avaliação dos tipos de pérolas.
Quanto mais rara a pérola é, mais valiosa se torna. O tamanho de uma pérola é medido pelo diâmetro, o tamanho mais pequeno de uma pérola pode variar de 2-3mm (pérola), as sementes até 20mm (pérolas Mares do Sul). O tamanho da pérola é o resultado do tamanho do núcleo implantado mais a espessura do nácar, que cresce camada por camada. É o tamanho da pérola (combinado com o seu brilho) que tem o maior impacto no seu valor.
Tamanho das pérolas

3. A Cor das Pérolas

A cor não afeta a qualidade de uma pérola, mas afeta sua beleza percebida de acordo com o gosto de cada indivíduo. As principais classificações são branco, rosa, prata, creme, dourado e preto embora algumas pérolas também terá uma cor secundária – geralmente rosa, verde ou azul – do lado de fora da pérola. Os mais apreciados são as pérolas que exibem uma orienta rara beleza de tonalidades de cor como o branco-de-rosa, ouro, prata e rosa profundo.
Perolas, cores
A cor mais comum das Pérolas costumam, mas existem várias outras cores naturais como ouro, creme, preto, etc. A cor do corpo de uma pérola é na maioria das vezes naturalmente reforçada com outras conotações. Quanto melhor for a qualidade, como as Pérolas do Tahiti e Mares do Sul, Pérolas (água salgada), os tons são mais vivos e empolgantes. Outras cores de outros tipos de pérolas – azul, verde, ouro, prata, rosa e roxo, dão origem a expressões avermelhado da cor, tais como:

  • “Pavão Black” (preto esverdeado)
  • “Pistachio Grey” (cinza esverdeado
  • “Cherry” (negro púrpura)
  • “Champagne” (cinza amarelado)
  • “Alfazema” (preto azulado)
  • “Tahitian Gold” (ouro preto)
  • “Cinza pombo” (cinza arroxeado)
  • “Silver” (cinza)
  • “Lua Grey” (cinza claro)

4. Superfície dos diferentes tipos de pérolas

Como as pérolas são criadas pela natureza, é raro encontra-las livre de quaisquer manchas superficiais. Estas são características naturais de pérolas naturais, tornando cada uma única e individual. No entanto, quando encontradas, com uma superfície perfeita, esta característica aumenta o valor das pérolas de forma significativa.
Superficie da perola

5. Formato das Pérolas

As Pérolas perfeitamente redondas são os mais raras, o que aumenta o valor sobre o seu preço. Outras formas que têm o seu encanto próprio, valor e muitas vezes até são preferidas, dependendo do gosto individual. As pérolas são encontradas em uma variedade de formas e tamanhos, incluindo redondo, redondo, semi-(Mabe), botão circular, oval, gota, semi-barroca e barroca.
Formatos das perolas

Defeitos na superfície

O termo “pérola limpa”, refere-se à condição da superfície da pérola. As pérolas tem naturalmente, marcas e irregularidades, depressões, ranhuras, saliências e outros “defeitos”. Todas os tipos de pérolas tem algumas falhas naturais, é necessário saber em que grau é que estes pormenores irão determinar o efeito sobre o valor das pérolas.
O lado positivo das manchas e irregularidades leves é que são a prova de que as pérolas são verdadeiramente pérolas naturais.
Estes são alguns dos  critérios de avaliação dos tipos de pérolas, necessário  para que o colar de pérolas fique com homogeneidade e com qualidade.




http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Pearl (ver mais)























Comentários