Avaliação de Pérolas


Pérolas, Substâncias orgânicas 
A pérolas é uma substancia orgânica porque resulta da atividade fisiológica de um ser vivo. De todos as substancias orgânicas (copal; âmbar; jarina; marfim; osso; tartaruga; chifre; coral; madrepérola; concha e pérola) a pérola natural é das substancias naturais a mais procurada pelo consumidor e a que maior valor comercial atinge, devido à sua escassez .
Desde há milénios que a pérola ocupa um lugar de destaque no mundo da Joalharia. O seu elevado valor moveram até ações militares como a tomada do estreito de "Ormuz" por Afonso de Albuquerque no séc. XVI tendo se assim tornado uma passagem privilegiada das rotas das pérolas do Golfo Pérsico, que ainda hoje é uma região de pérolas naturais. Em cada 10 mil ostras, é possível ter a sorte de encontrar uma única pérola natural.
Hoje em dia, a maioria são pérolas de cultura. Um pequena núcleo é implantado numa ostra, para que seja gradualmente revestido por camadas de “nácar” que constroem para criar uma pérola brilhante.
As pérolas são uma gema orgânica e nascem das ostras, um molusco, corpo animal macio, com um exterior casca dura. A maioria das pessoas conhecem estes animais como ” Ostras “. Existem vários tipos de pérolas e todas elas são classificadas do seguinte modo relativamente à espessura do nácar. A+, A, A-, B+ até ao D ou E (pouco comuns).


Tamanhos pérola média (diâmetro):
Akoya: 6-8mm
Freshwater: 5-6.5mm
South Sea: 11-13mm
Tahitian: 11-12mm Keshi: 4-10mm

Há cinco critérios básicos utilizados para avaliar os tipos de pérolas:
 
1. Lustre das Pérolas 
O lustre descreve a beleza da luz reflectida na superfície da pérola e simultaneamente, refractada do interior da pérola de nácar. O lustre da pérola tem uma descendência moderada, em oposição ao brilho reluzente de um diamante, e é o factor mais importante na determinação da qualidade de uma pérola pois tem grande impacto no seu valor.
Pérolas, lustre e brilho

2. Tamanho das Pérolas 
O tamanho é um critério a ter em conta na avaliação dos tipos de pérolas.
Quanto mais rara a pérola é, mais valiosa se torna. O tamanho de uma pérola é medido pelo diâmetro, o tamanho mais pequeno de uma pérola pode variar de 2-3mm (pérola), as sementes até 20mm (pérolas Mares do Sul). O tamanho da pérola é o resultado do tamanho do núcleo implantado mais a espessura do nácar, que cresce camada por camada. É o tamanho da pérola (combinado com o seu brilho) que tem o maior impacto no seu valor.
Tamanho das pérolas

3. A Cor das Pérolas 
A cor não afeta a qualidade de uma pérola, mas afeta sua beleza percebida de acordo com o gosto de cada indivíduo. As principais classificações são branco, rosa, prata, creme, dourado e preto embora algumas pérolas também terá uma cor secundária – geralmente rosa, verde ou azul – do lado de fora da pérola. Os mais apreciados são as pérolas que exibem uma orienta rara beleza de tonalidades de cor como o branco-de-rosa, ouro, prata e rosa profundo.

A cor mais comum das Pérolas costumam, mas existem várias outras cores naturais como ouro, creme, preto, etc. A cor do corpo de uma pérola é na maioria das vezes naturalmente reforçada com outras conotações. Quanto melhor for a qualidade, como as Pérolas do Tahiti e Mares do Sul, Pérolas (água salgada), os tons são mais vivos e empolgantes. Outras cores de outros tipos de pérolas – azul, verde, ouro, prata, rosa e roxo, dão origem a expressões avermelhado da cor, tais como:


“Pavão Black” (preto esverdeado)
“Pistachio Grey” (cinza esverdeado
“Cherry” (negro púrpura)
“Champagne” (cinza amarelado)
“Alfazema” (preto azulado)
“Tahitian Gold” (ouro preto)
“Cinza pombo” (cinza arroxeado)
“Silver” (cinza)
“Lua Grey” (cinza claro)
4. Superfície dos diferentes tipos de pérolas 
Como as pérolas são criadas pela natureza, é raro encontra-las livre de quaisquer manchas superficiais. Estas são características naturais de pérolas naturais, tornando cada uma única e individual. No entanto, quando encontradas, com uma superfície perfeita, esta característica aumenta o valor das pérolas de forma significativa.
Superficie da perola

5. Formato das Pérolas 
As Pérolas perfeitamente redondas são os mais raras, o que aumenta o valor sobre o seu preço. Outras formas que têm o seu encanto próprio, valor e muitas vezes até são preferidas, dependendo do gosto individual. As pérolas são encontradas em uma variedade de formas e tamanhos, incluindo redondo, redondo, semi-(Mabe), botão circular, oval, gota, semi-barroca e barroca. Formatos das perolas

Defeitos na superfície

O termo “pérola limpa”, refere-se à condição da superfície da pérola. As pérolas tem naturalmente, marcas e irregularidades, depressões, ranhuras, saliências e outros “defeitos”. Todas os tipos de pérolas tem algumas falhas naturais, é necessário saber em que grau é que estes pormenores irão determinar o efeito sobre o valor das pérolas.
O lado positivo das manchas e irregularidades leves é que são a prova de que as pérolas são verdadeiramente pérolas naturais. Estes são alguns dos critérios de avaliação dos tipos de pérolas, necessário para que o colar de pérolas fique com homogeneidade e com qualidade.




http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Pearl (ver mais)




































Comentários