São Cosme e seu irmão São Damião foram martirizados na Síria, mas é desconhecida a forma como morreram. O culto a estes Santos já estava estabilizado no Mediterrâneo no séc. V.
Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram os seus corpos para Roma, onde foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum Vespasiano de Roma com as iniciais SS – Cosme e Damião, mas os seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.
Algumas lendas, histórias e relatos contam que São Cosme e São Damião passavam dias e noites dedicados à cura de pessoas e até de animais, sem nada cobrar. Por esse motivo foram apelidados de “santos dos pobres” e também considerados padroeiros da medicina. Narra-se que realizavam milagres, sempre confiantes em Deus, orando e obtendo as suas curas.
Cosme era médico e Damião farmacêutico, por isso são considerados os Santos padroeiros dessas profissões. No séc. XIII a farmácia foi separada oficialmente da medicina e considerada uma profissão.
Comentários
Enviar um comentário