O Museu 'Cofre Verde' é um dos mais antigos do mundo, que guarda um dos maiores tesouros da Europa, foi assaltado em poucos minutos na madrugada do dia 25 de novembro do ano passado onde foi declarado o roubo de três conjuntos de jóias do século XVIII. Os ladrões estão ainda em fuga. Dois aparecem nas câmaras de vigilância, mas poderão ter cúmplices. Segundo o 'Jornal Bild' a jóias roubadas valem mil milhões de euros. Video do assalto
A Diretora de museus diz, que os conjuntos eram inestimável e que incluíam, vários botões, alfinetes, medalhões, uma espada, fivelas, tal como dois coares sendo um de pérolas que teriam pertencido à Rainha Amalie Auguste, de valor incalculável muito superior ao valor intrínseco do material, confirmado também pelos conservadores do Museus à BBC por ocasião do roubo.
A polícia procura agora testemunhas, que tenham visto pessoas suspeitas nas imediações do museu e pistas sobre os objetos roubados. Para já e segundo um comunicado das autoridades, sabe-se que os perpetradores partiram uma janela do edifício do museu, criado em 1723 por Augusto, o Forte, do lado da rua Sophien, e depois entraram, tendo partido também as vitrinas da Sala das Jóias com ajuda de uma marreta ou machado. “No final, roubaram várias jóias. No total, o ato demorou meros minutos”, diz a Polícia da Saxónia em comunicado.
De acordo com o Ministério Público, a polícia oferece uma recompensa de 500.000€ por informações que levem à investigação do crime e à investigação ou prisão do autor ou à descoberta dos bens roubados.
Comentários
Enviar um comentário