A TOUS acusada de vender jóias REVESTIDAS a prata com interior de plástico, sem serem mencionadas.
O Tribunal Nacional espanhol abriu um processo contra a marca por alegada fraude e publicidade enganosa. A marca está a ser acusada de vender jóias banhadas a prata e ouro, mas com o interior preenchido com outros materiais de forma a baixar o custo de produção.
A denúncia foi feita pela Consujoya, uma associação de consumidores, que afirma ter encontrado um material não metálico dentro dos conhecidos pendentes em forma de urso. O relatório da Guarda Civil, conhecido esta quinta-feira, revela que o objetivo desta prática é baixar custos e dar resistência às peças ocas, mas as autoridades Espanholas sublinham ser ilegal, uma vez que o preenchimento de peças de metais preciosos só é permitido apenas em três casos "vasos, castiçais ou similares" de peças graúdas.
Quando interrogado, José Maria Bosch, diretor-geral da TOUS, reconheceu perante o tribunal que “as peças da marca são preenchidas com um material semelhante ao metacrilato”, que é um componente acrílico, que o dirigente fez questão de acrescentar ser uma técnica permitida por lei em adornos de ourivesaria. Essa técnica chama-se 'Electroforming' criada na década de 90 que permite criar jóias resistentes, de grande volume e sem soldaduras, a partir de um molde de metacrilato ou resina, que é coberto com ouro ou prata no estado líquido através de um processo eletrolítico delicado que dura perto de 15 horas, onde segundo a marca são depositados sobre os polímeros c. de 250 a 450 micros, onde resultam peças leves e de alta qualidade. Mas no site da marca, nas Técnicas de produção, este processo é mencionado como pratica comum com um vídeo demonstrativo.
Só que a TOUS esquece-se que, aos olhos de muita gente sem domínio na arte da ourivesaria, esta técnica não fica clara e a grande maioria dos consumidores a desconhecem. A meu ver a marca só perde por falta de esclarecimentos direto ao consumidor, que podia ser feito com um certificado ou até gravado na própria peça.
Só que a TOUS esquece-se que, aos olhos de muita gente sem domínio na arte da ourivesaria, esta técnica não fica clara e a grande maioria dos consumidores a desconhecem. A meu ver a marca só perde por falta de esclarecimentos direto ao consumidor, que podia ser feito com um certificado ou até gravado na própria peça.
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